www.twitter.com.br |
A indicação de links no Twitter é umas das maneiras que os jornais encontram para divulgar as suas matérias completas.
De acordo com o Ibope, 87% dos internautas brasileiros acessam as mídias sociais. Daí a tendência cada vez maior do jornalismo utilizar esse meio para tornar mais conhecido o conteúdo que produz. No Twitter, 140 caracteres bastam quando se preenche o espaço com links úteis. A criação de um feed para notícias é o uso jornalístico mais óbvio no Twitter.
No ano passado a divulgação inédita de uma foto no momento em que os passageiros de um avião estão sendo estão sendo resgatados, causou polêmica na internet . A discussão era em torno de quem divulgou a foto inédita do ocorrido. O jornalista português Alex Gamela, organizou um linha do tempo do acidente de acordo com o Twitter.
Para ele, a primeira foto, na realidade era a segunda, pois alguém já tinha se antecipado e enviado para os seus contatos do Twitter a foto na hora da queda do avião, sendo, portanto o detentor do furo jornalístico.
Isso coloca em evidência a agilidade e a mobilização que essa ferramenta, considerada a mais acessada no mundo, provoca.
O fato de postar links que redirecionam para a cobertura completa das matérias, faz com que os 140 caracteres publicados,contribuam para que o leitor busque saber os detalhes da situação ou uma análise mais aprofundada nos jornais tradicionais, sejam eles online ou não.
Acompanhar as informações por uma das inúmeras ferramentas construídas com a API do Twitter, é uma outra alternativa. Deseja saber o que ocorre no momento? Acompanhe a tag cloud do TwitScoop! Quer buscar tudo o que falaram sobre determinado assunto? Twitter Search ou Twilert é uma outra maneira.
É evidente que o Twitter, é uma ferramenta que coloca em evidência os acontecimentos e que está sempre voltado para o que ocorre no momento. Por isso, a tendência dos jornais é o de cada vez mais procurar esse recurso para entrar em contato com o seu leitor e, saber dele quais são os assuntos que o interessa.
No caso da Band, por exemplo, ela utiliza o Twitter para deixar o público bem informado sobre as notícias dos jornais da emissora. Para Ricardo Anderaos, diretor de Conteúdo Online da Band, o formato é bastante prático, pois apesar de não aprofundar a informação, "cumpre o papel de deixar a pessoa por dentro do que está acontecendo". Além disso, ele acredita que a ferramenta "tem tudo a ver com o Jornalismo", pela necessidade que os profissionais da área tem de sintetizar informações para títulos ou chamadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário