quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Candidata debate reajuste de salário


Dilma Rousseff
A candidata Dilma Rousseff afirma que se for eleita vai debater o salário mínimo para 2011.

A candidata não quis fixar um valor para o salário mínimo no final de seu governo. Questionada se o mínimo poderia chegar a R$ 1 mil em 2014, Dilma respondeu: “Não faço esse tipo de conta assim, sem os dados, as projeções de PIB, como é que funciona, é uma leviandade falar”.

Ela destacou que a base para a discussão é o mecanismo atual em que o salário mínimo é reajustado a partir da inflação do ano anterior mais o percentual do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

O governo encaminhou no Congresso proposta de Orçamento para o próximo ano, tendo como base um salário mínimo de R$ 538,15. Para a candidata essa proposta é apenas um referência. De acordo com Dilma, é necessário fazer o mesmo processo que o governo Lula fez com as centrais. Ponderou também que a proposta a ser discutida nas centrais será de longo prazo, afim de ter um critério de reajuste. 

A reforma na Previdência Social também foi rejeitada pela candidata. Ela afirma que fará apenas ajustes, pois reforma nesta área tem um viés negativo, uma vez que as pessoas fazem de tudo para se aposentar, afim de fugir das novas regras. Dilma enfatiza que no seu governo as prioridades serão as reformas tributária e política. 

Leia mais: embate entre José Serra e a CUT sobre aumento de salário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário