quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Confusão na rede


Marta Suplicy

Página do Twitter Brasil foi abordado judicialmente pelo PT.

O blog Twitter Brasil.org foi mais uma vez notificado judicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob demanda do Partido dos Trabalhadores (PT). O comitê da campanha de Marta Suplicy, candidata a uma vaga no Senado pelo Estado de São Paulo foi o mandante da ação. O partido entende – erroneamente – que o Twitter Brasil é o representante oficial do Twitter no País.
O mandado é endereçado ao “Provedor do Twitter, com escritório no Brasil” e exige que a página tire do ar um perfil falso de Marta Suplicy (@realmsuplicy). No entanto, a página não tem como realizar essa exclusão, uma vez ela não é a representante oficial do microblog no Brasil.
Página da Marta Suplicy no Twitter
Essa é a segunda vez que o Twitter Brasil enfrenta problemas com PT e a Justiça por motivo semelhante. Em 2008, o site foi tirado do ar por determinação do TRE do Ceará, a pedido do comitê de campanha da candidata a reeleição à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins. Na época, a notificação também exigia a retirada do de um perfil falso do microblog, além da indicação dos IPs dos responsáveis pela criação e atualização da conta. E apenas em julho deste ano o processo foi extinto sem julgamento de mérito – ou seja, a ação foi encerrada sem saber se a candidata tinha razão ou não.
Nesta segunda notificação, no entanto, o Twitter Brasil não foi retirado do ar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário