quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Marina Silva contesta projeto de trem-bala


Marina Silva
Marina afirma que vai investir em educação. 
A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse que, caso eleita, o projeto de construção de um trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro pode ser revisto. Ela fez essa declaração durante o debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. A candidata argumentou que os recursos empregados no projeto poderiam ser revertidos para a educação, dobrando o orçamento do setor em um ano. A candidata disse que o projeto do trem-bala só seria mantido se houvesse recursos sobrando e esse investimento daria para dobrar os recursos do Ministério da Educação.
Embora defenda investimento em novas alternativas energéticas, Marina admitiu que, como presidente, não poderia abrir mão do uso do petróleo. Por isso, segundo ela, é importante que o governo federal invista na exploração da camada do pré-sal. Para a candidata, é preciso que o projeto de exploração seja viável e feito com tecnologia que diminua os riscos ambientais.
Marina colocou em dúvida a viabilidade do projeto da usina de Belo Monte, já que, na opinião dela, ele não atenderia aos pré-requisitos ambientais e sociais. De acordo com a candidata não dá para deixar as questões ambientais de lado. O projeto tem que ter viabilidade técnica, econômica, social e ambiental.
A candidata do PV questionou ainda a capacidade de planejamento estratégico do atual governo. Ela afirma que o Brasil esteve com ameaça de apagão durante os oito anos do governo Lula. Para ela isso não representa planejamento e sim grande risco.  

 Leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário